Surfaqui.comSurf – Santa Catarina – Fotos de Surf – Gatas – Praias de Itajaí/Balneário camboriú/Itapema/Floripa/Barra Velha/São Francisco do Sul
Surfaqui.com

Semana decisiva para as dez últimas vagas no Brasil Surf Pro

Categorias: Competição - Fotos de Surf, Notícias - Fotos de Surf - 15 de jun de 2010

PatrickTamberg. FOTO: FABIO MINDUIM (MAXSPORTS)

Lista da Divisão de Acesso para a segunda etapa será fechada em Santa Catarina

A lista final dos 64 participantes da segunda etapa do Brasil Surf Pro 2010 será conhecida nesta semana, quando termina o prazo para definir os dez indicados pelo ranking da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro. As últimas vagas para competir em Pernambuco, nos dias 14 a 18 de julho na Praia do Cupe, em Ipojuca, serão decididas na terceira prova regional seguida de 1.000 pontos, o Oakley Santa Catarina Surf Pro do Circuito Catarinense na Praia Mole de Florianópolis. A Maresia patrocinou as outras duas, com o pernambucano Cesar Aguiar ganhando a do Circuito Nordestino em Aracaju (SE) e o jovem Matheus Toledo levando a que abriu o Circuito Paulista no Guarujá.

Foi a sua primeira participação em etapas válidas pela Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro esse ano e a primeira vitória de Matheus na categoria profissional. Ele é filho do duas vezes campeão brasileiro, Ricardo Toledo, que faturou o primeiro título no ano do seu nascimento, 1991, e o segundo em 1995, quando nasceu seu irmão, Filipe, também competidor com conquistas nas divisões de base. Uma semana antes, Matheus estava em Florianópolis para a disputa do título brasileiro Sub-20 no Oakley Pro Junior, vencido pelo também paulista Caio Ibelli.

E os dois devem voltar para a Ilha de Santa Catarina nesta semana decisiva para as dez últimas vagas para a segunda etapa do Brasil Surf Pro 2010 em Pernambuco. Caio Ibelli foi um dos dez classificados para a abertura da temporada de caça ao título máximo do surfe brasileiro em Ubatuba e está na lista para também competir na Praia do Cupe em julho. Aliás, no momento apenas três surfistas não estão conseguindo manter seus nomes neste grupo, após o resultado do Maresia Paulista de Surf Pro encerrado domingo na Praia das Pitangueiras, em Guarujá.

Uma das novidades é o paulista Robson Santos, vice-campeão na final com Matheus Toledo, outro paulista, Emerson Silva, que ficou em terceiro lugar, e o catarinense Raphael Becker, que já faz parte da elite dos top-46 que confirmaram suas classificações no ano passado. O carioca Igor Morais que foi semifinalista no Guarujá e o capixaba Krystian Kymmerson são os outros novos nomes da lista. Mas, o catarinense Diego Rosa, o paulista Beto Fernandes e o carioca Anselmo Correia, ainda têm uma última chance para recuperarem suas vagas nesta semana em Floripa.

Os mais ameaçados agora são o catarinense Greg Cordeiro e o paulista Gilmar Silva, que fecham a lista dos dez para o Brasil Surf Pro de Pernambuco, na 21.a e 22.a colocações no ranking da Divisão de Acesso após a etapa de abertura do Maresia Paulista no Guarujá, respectivamente. Isto porque doze surfistas que estão à frente deles, já fazem parte dos top-46 da elite nacional que tem participação garantida em todas as etapas. Beto Fernandes e Anselmo Correia dividem a 27.a posição e Diego Rosa está na 29.a, com o baiano Aurélio Santana na briga, em 24.o.

A ponta da tabela é dominada pelos tops do Brasil Surf Pro 2010. O catarinense Tomas Hermes lidera com o potiguar Alan Jones em segundo lugar, seguido pelo baiano Bernardo Lopes, o catarinense Jean da Silva e Halley Batista, de Pernambuco. A lista dos dez começa no sexto colocado, Patrick Tamberg, de Fernando de Noronha, segue com os paulistas Flávio Nakagima (7.o) e Caio Ibelli (8.o), o carioca Igor Morais (10.o), o cearense Dunga Neto (11.o), o paulista Saulo Junior (12.o), o capixaba Krystian Kymmerson (13.o), outro paulista, Robson Santos (15.o), com Greg Cordeiro e Gilmar Silva fechando a relação provisória dos dez nomes para a etapa nordestina na Praia do Cupe.

CAPITAL NACIONAL DO SURFE – E o litoral sul de Pernambuco vai se transformar na capital nacional do surfe no mês de julho. Serão quatro provas seguidas, começando pela terceira do Circuito Nordestino, válida pela Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro. O Pena Surf Nordeste rola nos dias 09 a 11 de julho em Várzea do Una, São José da Coroa Grande. Já as outras três vão acontecer na igualmente bela região de Porto de Galinhas, em Ipojuca.

Na semana dos dias 14 a 18, tem a apresentação dos melhores surfistas do país no Brasil Surf Pro 2010, com a participação de 64 surfistas na categoria masculina e 16 na feminina. Na semana seguinte, de22 a 25 de julho na mesma Praia do Cupe, a também segunda etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, que oferece a maior pontuação – 2.000 – para o ranking da Divisão de Acesso. E nos dias 30 de julho a 1.o de agosto, o Mahalo Surf Pro Nordeste fecha esta série de eventos em Pernambuco com a quarta etapa do Nordestino na Baía de Maracaípe.

RANKING DA DIVISÃO DE ACESSO – 13 etapas:

(*- elite dos top-46 do Brasil Surf Pro 2010)

01: *Tomas Hermes (SC) – 3.655 pontos

02: *Alan Jones (RN) – 3.540

03: *Bernardo Lopes (BA) – 3.318

04: *Jean das Silva (SC) – 3.170

05: *Halley Batista (PE) – 3.055

06: Patrick Tamberg (FN-PE) – 2.900

07: Flávio Nakagima (SP) – 2.830

08: Caio Ibelli (SP) – 2.765

09: *Rudá Carvalho (BA) – 2.715

10: Igor Morais (RJ) – 2.703

11: Dunga Neto (CE) – 2.690

12: Saulo Junior (SP) – 2.650

13: Krystian Kymmerson (ES) – 2.551

14: *Raphael Becker (SC) – 2.510

15: Robson Santos (SP) – 2.434

16: *Alandreson Martins (BA) – 2.425

17: *Pedro Henrique (RJ) – 2.387

18: *Edvan Silva (CE) – 2.345

19: *Odirlei Coutinho (SP) – 2.290

20: *Márcio Farney (CE) – 2.221

21: Greg Cordeiro (SC) – 2.220

22: Gilmar Silva (SP) – 2.200

Tags: ,

Nenhum comentário!

Deixe o seu comentário